Em Julho/20… fiz uma pesquisa para diagnosticados com esclerose múltipla.. sem nenhuma divulgação, ou explicação sobre o que eu faria com os dados.. e mais de 100 pacientes responderam a pesquisa…
Vou dividir alguns dos resultados e fazer alguns comentários…
- Tempo de diagnóstico: perguntamos “Você foi diagnosticado faz quanto tempo?” e mais da metade das pessoas, tinham entre 2 e 5 anos de diagnóstico… isso traz duas possíveis interpretações… que quanto menor o tempo de diagnóstico, maior o interesse sobre o assunto, e estão mais ativos, nos grupos de ajuda, e consomem mais conteúdo com o objetivo de conhecer sobre a doença… e… que cada vez mais pessoas estão sendo diagnosticadas…. já existem estudos que compravam essa afirmação, com técnicas e mais conhecimento na doença, os diagnóstico ocorrem cada vez com maior frequência.
- Perguntamos sobre medicação “Qual tratamento/medicação você utiliza?” e “Como você adquire sua medicação?” e podemos observar a grande variedade de tratamentos, assim como deve ser, considerando a grande variedade de possibilidades da doença. Outra informação relevante é a importância do SUS, na distribuição de medicamentos de alto-custo, que atende aproximadamente 8 a cada 10 pacientes.
Pretendo realizar outras pesquisas… acho importante a gente avaliar o cenário atual… entender as características que se assemelham entre os diagnosticados…
Informação é uma arma importantíssima para o tratamento… eu adoro um ditado japonês que diz que 2/3 do que a gente vê está por trás dos nossos olhos… ele significa que todo nosso conhecimento influencia em como a gente vê o mundo e as situações…
Eu aprendi a buscar as informações que preciso, administrar o que não tem de bom e a focar no que é positivo… e posso e quero te ajudar também!