A exclusividade da EM

A EM é uma doença exclusiva. Igual que nem aqueles vestidos de grife, que cada pessoa tem seu modelo e ninguém mais no mundoooo tem igual!

Se pensarmos que cada um de nós tem cerca de 80 bilhões de neurônios no sistema nervoso, que cada neurônio, pode ser afetado de uma forma diferente por uma lesão maior ou menor, mais profunda ou menos profunda, e que essa exata lesão, nesse exato neurônio, poderá trazer um sintoma ou sequela diferente para cada paciente, concluímos que existem bilhões de combinações entre fatores.

Mesmo que as lesões de dois pacientes se apresentem na mesma região do cérebro ou da medula, e que ainda possuam dimensões similares, não é possível afirmar que elas afetaram da mesma forma os dois pacientes.

Existem pacientes com sequelas graves que possuem 3 lesões, e outros com mais de 20 lesões sem sequelas.

Ainda temos as variantes do tratamento, da capacidade de recuperação, enfim… inúmeras possíveis combinações.

O que estou querendo dizer com isso? Não dá pra colocarmos todos os pacientes de EM em um potinho (tudo bem que não são muitos kkk) e dizer que eles possuem a mesma experiência e mesmas necessidades. Não dá pra dizer que todos seguiram no mesmo caminho.

É muito importante que o tratamento seja o mais individualizado possível… e boa parte da responsabilidade para essa individualidade é do paciente!! Autoconhecimento e autocuidado são peças chaves pra qualquer tratamento de saúde!

Eu aprendi a me conhecer, me perceber e a me respeitar exatamente como sou, e principalmente a intensificar cada vez mais meu autocuidado… e posso e quero te ajudar também!